Casa Pau a Pique
Pilares dos trilhos do trem estrada Leopoldina
A Cascata Conde d'Eu é a maior cascata em queda-livre do estado do Rio de Janeiro, com mais de 127 metros de altura.
É acidente geográfico do Rio Paquequer, que nasce no município de Sumidouro (Rio de Janeiro) e deságua no Rio Paraíba do Sul. Localiza-se próximo ao distrito de Dona Mariana, no citado município.
O nome foi uma homenagem ao Conde d'Eu, marido da Princesa Isabel, provavelmente como forma das autoridades locais lisonjearem a Corte Imperial no Segundo Reinado.
As brumas de suas águas guardam curiosa relação com o Romantismo no Brasil.
Atrativo Cultural | |
Descrição: |
A Fazenda Santa Cruz é parte integrante de um trecho de inestimável valor histórico e natural da antiga linha férrea Leopoldina, particularmente pitoresco por suas matas nativas, mirantes naturais e vistas deslumbrantes de uma paisagem que se estende, desde vales verdejantes até o distante horizonte recortado por infinitas montanhas rochosas, composto por três túneis construídos por engenheiros ingleses no final do século XIX, aos quais são atribuídas características de grande valor histórico e cultural, esculpidos que foram na pedra bruta por mãos escravas no final do Segundo Império do Brasil, período da sociedade cafeeira, trabalhados com grandes blocos de pedra, retirados da própria rocha, dispostos geométrica e artisticamente, de forma a ornamentar os arcos nas entradas e saídas dos mesmos.
A Fazenda, que tem sua data de fundação estimada no ano de 1880, possui altitude de 600m e área de 367,2 ha; casa-sede com 02 andares, 17 quartos, 03 salões, 02 banheiros, cozinha. Possui também antigo engenho de café, moinho de fubá, engenho de cana e pequena usina de energia elétrica movidos à água, 30 kwa de energia da CERJ e sete casas de colono. Possui 03 açudes, 10 nascentes de água potável e 50 ha de mata virgem cortada, de ponta a ponta, pelo Córrego Vermelho. Há, ainda, estábulo para gado de leite e currais para gado de corte. Produz olerícolas, leite e gado de corte. Proprietários: Miltolino Donin de Souza e Malvelino de Souza. Visitação: com autorização dos proprietários |
Localidade da Cascata - Sumidouro - RJ Eu Fernando Lo Bianco, agradeço ao proprietário MALVELINO DE SOUZA, pela reabertura dos túneis e pela reforma da fazenda mantendo suas características da época, isso é de um valor cultural inestimável e o muito obrigado pela autorização da visita a Fazenda. |
Pilão café movida a água, Roda d´agua move o eixo com encaixes meia lua, levantando os quatro pilões para bater o café após secagem e torrefação
Algumas marcações na parede, marcando o nome, data e quantidade em litros de café.
Na Fazenda Santa Cruz, tem uma produção artesanal de cachaça, envelhecida em tonéis de Carvalho e Cerejeira ou a branca que não é envelhecida
Alambique
O precioso liquido saindo do Alambique (cachaça)
Processo da cachaça - 1 moagem da cana, 2 caldo de cana passa por decantadores para tirar o restante do bagaço, 3 fermentação do caldo, 4 caldo vai para o alambique e é aquecido até começar a fever saindo assim a cachaça. Esse é um modo rápido de explicar como se faz, é demorado, levando alguns dias até o processo final.
8 Comentários:
Muito legal!
Ai que saudades de Sumidouro, a terra natal e querida de meu saudoso pai! Passei muito da minha infância férias inesquecíveis nesta cidade,precisamente na FAZENDA BOA MENTE, da minha saudosa Tia Nilza e Tio Luquinhas.Sou sobrinho de Tolentino,Zuza e Tião Vieira. Abraços Robson Aguiar. Abraços.
Olá Robson. Meu avô trabalhou muotos anos com o seu tio na fazenda. Queria fazer uma visita ao local. Abc
Olá Robson. Meu avô trabalhou muotos anos com o seu tio na fazenda. Queria fazer uma visita ao local. Abc
Por ser neto de Euclides Moraes Costa também fazendeiro de sumidouro gostaria de manter contato com remanescentes da minha família.
Como consigo ter imagens recentes da Fazenda Boa Mente?
Também gostaria do contato dos proprietários.
Também passei férias lá na minha infância.
Bom dia meu avô Seu José trabalhou na fazenda da Boa Mente e gostaria de saber se o local ainda existe.
Postar um comentário